Sexo sem amor: transar sem se apaixonar

Contatos íntimos motivados pelo simples prazer: é uma boa ideia?

0
sexo sem amor
Para algumas pessoas o sexo sem compromisso é proibido, algo que não é digno de pessoas de bom coração, porque acham que a coisa certa a fazer é ter um parceiro estável. Porém, é cada vez maior o número de pessoas solteiras e felizes que desfrutam de uma vida sexual plena.

Será que é possível transar sem se deixar levar pela paixão? Cada vez mais pessoas estão se envolvendo sexualmente, sem intenção de levar a relação para outro nível. O que isso significa e como funciona? É o que vamos descobrir agora, ao falar um pouco mais sobre o sexo sem amor.

Transamos por amor?

Essa pode parecer uma pergunta boba, mas não é. Muitas pessoas consideram o sexo algo sagrado, que só deve ser feito com a pessoa certa e com a finalidade de reprodução. Em muitas religiões é assim. Mas será que nos envolvemos sexualmente apenas quando estamos amando? Parece que não.

Existem muitos motivos para transar. Faz bem para a pele, alivia o estresse, gera disposição física, ajuda na perda de peso, melhora a proteção cardiovascular, eleva a autoestima e muito mais. Ou seja, só coisa boa.

Tudo isso a partir de uma prática que vem acompanhada – quando bem praticada – de um orgasmo, que é basicamente o ápice de prazer. Parece bom, não é mesmo? Seria inviável condicionar a prática sexual à existência de amor. Por isso o sexo sem amor está cada vez mais em alta.

Amor com sexo e amor sem sexo

Dizer que é normal a existência do sexo sem amor não significa que todas as pessoas devem começar a se envolver sem interesses afetivos mais profundos e duradouros. E quem disse que transar por transar não é algo profundo? Algumas pessoas relatam grande carga de proximidade com pessoas com quem se relacionaram uma única vez.

As relações humanas são muito dinâmicas e plurais. É possível que exista sexo sem amor e amor sem sexo. Exemplo disso é a assexualidade, que é a falta de vontade para a prática sexual. E se você acha que isso é algo completamente raro, sem engana. De acordo com levantamentos, 7% das mulheres e 2% dos homens no Brasil são assim.

Da mesma forma que existe o amor sem sexo, o sexo sem amor não deveria ser um problema. Afinal de contas, é loucura buscar algo que proporcione minutos de prazer intenso, adrenalina e emoção? Parece que não. E quando bate a vontade de transar, é realmente difícil segurar as pontas.

Quem não tem ou simplesmente não quer ter um relacionamento estável, como namoro e casamento, pode apostar em sexo sem compromisso. Mas há quem diga que para existir sexo é preciso existir conhecimento prévio, intimidade, proximidade etc. Todos sabemos que não é bem assim, né. Quem está com desejo não espera casamento.

Benefícios do sexo sem amor

Mas afinal de contas, quais são os benefícios de se relacionar sexualmente com uma pessoa, sem a pretensão de levar a história para outro nível? Um deles é a satisfação dos desejos e interesses individuais. E esse benefício por si só já faz valer a pena. Com o mundo moderno, cheio de correria, nem sempre dá tempo para se envolver tanto.

As pessoas buscam cada vez mais pela satisfação de necessidades físicas e emocionais sem todas as responsabilidades que existem em um relacionamento tradicional. Nada de ligar todos os dias ou mandar mensagens na madrugada. É sexo, só sexo. Mas também não existe problema em manter contato.

PA a BA: novas formas de relacionamento

O sexo sem amor está tão forte na atualidade, que novos arranjos estão surgindo. Exemplos disso são os PA e BA. Se você não sabe o que significam, é só pensar um pouquinho. Quer ajuda? É aquele amigo ou amiga disponível para a satisfação de desejos momentâneos. “Na minha casa ou na sua?”

Entre os jovens essas novas práticas são cada vez mais frequentes, um indício claro de que os tempos estão mudando. A tendência é que os arranjos entre as pessoas sejam cada vez mais livres e leves, sem regras e sem rótulos. O importante é o prazer, em todas as suas formas.

Às vezes é mais importante chegar lá, na hora H, do que estar namorando ou ter um parceiro fixo. E mesmo dentro de relações estáveis não existe nenhuma garantia de que o ápice do prazer será alcançado. Tudo é uma questão de conhecer o próprio corpo e saber onde colocar as coisas. Literalmente.

Cuidados a serem tomados no sexo sem amor

sexo sem amor cuidados
Fazer sexo sem amor é uma escolha pessoal. Algumas pessoas são capazes de separar o ato sexual de sentimentos, outras necessitam um vínculo afetivo. Independente da preferência de cada um, os cuidados para evitar doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejadas são obrigatórios.

Transar é bom, mas transar com segurança e responsabilidade é melhor ainda. Apesar de cada vez mais controladas, existem muitas enfermidades sexualmente transmissíveis que podem diminuir a qualidade de vida das pessoas. Por isso é importante tomar cuidados, com vistas à segurança própria e do parceiro.

Mesmo que estejamos falando sobre sexo com ou sem amor, o ato exige precauções. Camisinha é indispensável para evitar complicações. E filhos. Que também podem ser considerados complicações, não é mesmo? Além de escolher bem o parceiro sexual, é importante ter confiança e respeito em todos os momentos.

Como você pode ver, sexo sem amor não é ou pelo menos não deveria ser algo raro, estranho e relacionado a pessoas “perdidas”. Muito pelo contrário, é uma forma de encontrar prazer e satisfação sexual como todas as outras. O amor é algo maravilhoso, mas não está ligado umbilicalmente com o sexo.

Uma coisa pode existir sem a outra e também podem existir em conjunto.  O mais importante de tudo é que o sexo, seja com amor, seja sem amor, seja gostoso para todos os envolvidos. E sexo também não precisa ser só entre duas pessoas. É mais um detalhe a ser pensado. E experimentado. Por quem tem vontade, claro.

Gostou? Dê a sua nota!

5
Votos: 1
Suzana Gomes
Publicitária. Ama comida japonesa e quando dança manda na pista. Odeia a monotonia e a rotina. Acredita que nunca é tarde para fazer algo novo. Gosta de viver novas experiências. Intensa, às vezes impulsiva. Não reprime as suas vontades. Quando faz, faz bem feito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui