Nem todo mundo sabe qual significado de LGBTQ+, o que é natural. O importante é buscar informações sobre o assunto para, assim, abrir a mente e conhecer mais sobre as singularidades das outras pessoas.
Por isso, neste conteúdo nós resolvemos desmistificar as siglas que fazem parte do LGBTQ+, que começou lá atrás como GLS.
Depois de um tempo, passou a ser LGBT, depois mudou para LGBTQ, depois para LGBTQ+ e a tendência é que não pare por aí. Já existem novas propostas de sigla, inclusive.
Antes que você fique perdido de vez, vale a pena conferir as informações que separamos abaixo. Um guia completo para quem deseja compreender o que significam as letras e símbolos dessa sigla que ganhou visibilidade no mundo todo.
Índice
Entenda a história LGBTQ+ desde o começo

No Brasil, gays, lésbicas e simpatizantes eram muitas vezes representados pela sigla GLS, que designava os locais, serviços e produtos destinados a esse grupo. Não é preciso muito esforço para perceber que o termo era muito excludente.
A orientação sexual e identidade de gênero é muito mais complexa. Com o avanço nos estudos sobre o tema, a linguagem empregada precisou passar por uma atualização. Três letrinhas estavam muito longe de representar todas as minorias.
[the_ad id=”9691″]
É por isso que a nova expressão do momento passou a ser LGBT, englobando transsexuais, travestis e bissexuais. O “L” vem na frente como forma de mostrar que existe desigualdade de gênero. Até mesmo entre homossexuais femininas e masculinos existe exclusão.
A sigla, no entanto, foi considerada insuficiente para representar todo o espectro da sexualidade humana. Ela evoluiu até chegar em LGBTQ+. Mas o que significa cada uma dessas letrinhas? É o que vamos ver agora.
[the_ad id=”9693″]
Qual significado de todas as siglas LGBTQ+

Não tem nenhum segredo:
- L para lésbicas;
- G para gays;
- B para bissexuais;
- T para transsexuais;
- Q para queer (teoria queer);
- Sinal de + foi empregado para mostrar que a sigla não comporta todos os aspectos de gênero e sexualidade.
Para sintetizar:
- Gays e lésbicas: pessoas que sentem atração por outras do mesmo gênero, sendo gays para homens e lésbicas para mulheres.
- Bissexuais: designa atração por pessoas do próprio gênero e de outros gêneros, de forma cumulativa.
- Transsexuais: representa as pessoas que, por se sentirem pertencentes a outro gênero, buscam meios para realizar a mudança de sexo, como a cirurgia.
- Queer: termo genérico, antes ofensivo (ainda ofensivo, a depender do contexto a da forma como é empregado) que abarca todas as orientações e identidades de gênero.
Talvez você esteja se perguntando o que é queer. Talvez esse seja um dos termos mais complexos e desconhecidos da sigla. Trata-se de uma teoria que diz que a orientação e identidade de gênero é fluida, variando de acordo com a construção social.
[the_ad id=”9695″]
Por isso, queer é utilizado para designar a todas as pessoas, em todos os pontos do espectro de gênero e sexualidade. Podemos transitar entre uma identidade para outra, sem que isso seja considerado ruim.
Mas, voltando um pouco para a sigla: Ela foi aprovada no Brasil em 2008. Sim, já faz um bom tempo. Em um grande congresso, definiram que essas letrinhas seriam responsáveis por designar as minorias.
O crescimento da sigla, que passou a comportar um símbolo (+), é uma clara demonstração de que o espectro de gênero e sexualidade é muito mais amplo do que se imagina.
Mas, qual será o futuro da sigla LGBTQ+?

Apesar do + para indicar que a sigla é incompleta, existem muitos movimentos no sentido de ampliação. O que antes era LGBT, agora parece não ter mais um ponto de parada.
Mesmo que sigla não ganhe novas letras, ela já engloba vários pontos do espectro de gênero e sexualidade. É o caso do pansexual, aquele que sente atração por qualquer pessoa, independente da identidade de gênero.
Outro exemplo é o assexual, aquele que não sente atração sexual. Atenção, não confundir com assexuado, termo biológico para descrever seres que não possuem órgão sexual. Pessoas não são microrganismos, então a palavra certa é assexual.
Esses são apenas algumas variáveis, que estão igualmente representadas através dessa sigla. Pode parecer uma grande confusão, mas são letras repletas de significado e força. Contra a heterormatividade, a comunidade está sempre em debate.
Discussões sobre ampliação de qual significado de LGBTQ+

Claro, existem discussões internas sobre a real necessidade de ampliação da sigla. Recentemente alguns ativistas sugeriram a alteração para LGBTQQICAPF2K+. Se com cinco letras e um símbolo já estava um pouco complicado, imagina agora. Por enquanto a sigla não pegou, mas tudo é possível.
Ficou curioso para saber o que significam essas outras letras? Para não te deixar no vácuo, trouxemos a “tradução”. Confira:
[the_ad id=”9697″]
- Lésbicas;
- Gays;
- Bissexuais;
- Transexuais;
- Queers;
- Questionadores;
- Intersexuais;
- Curiosos;
- Assexuais/agêneros;
- Pansexuais/polissexuais;
- Familiares e amigo;
- 2 “two spirit” (gêneros não-ocidentais);
- Kink (formas de excitação não-heterossexual) e mais.
Como você pode ver, o + em LGBTQ não foi suficiente. E não deveria ser, tendo em vista que existe uma pluralidade de orientações e identidade de gênero.
Todos os padrões são, de alguma medida, opressores. Essa é uma das siglas de inclusão mais poderosas do mundo.
Agora você já sabe todos os aspectos acerca da sigla LGBTQ+ sigla completa. Use esse conhecimento para conscientizar outras pessoas!
Afinal, cada letra é dotada de significado. Mas o significado maior vai muito além das letras.
O que elas representam é a pluralidade, a multiplicidade e a fluidez. Somos algo, mas podemos ser outra coisa. E todos merecem o mesmo respeito e consideração.