Início » Paquera na internet » 9 dicas para fazer novas amizades

9 dicas para fazer novas amizades

Encontrar boas dicas para fazer novas amizades não é tarefa fácil. Normalmente nos deparamos com coisas óbvias, como por exemplo, “fale mais com as outras pessoas”.

Mas nós do Somos Sugar resolvemos ir um pouco além! Pois neste conteúdo nós vamos lhe apresentar uma série de sugestões de como fazer mais amigos naturalmente.

Dizemos naturalmente, pois, não achamos adequado que você “force a barra” com ninguém, ok? Deixe a situação fluir de maneira leve – os resultados serão ainda melhores.

Para saber mais, acompanhe este texto até o fim e atente a todas as dicas!

Dicas para fazer novas amizades – Veja 9 sugestões!

dicas para fazer novas amizades

O ser humano é um ser social. A nossa essência é expressa na coletividade – na interação um com os outros.

Sem amizades e sem o contato com as outras pessoas, a nossa saúde mental é afetada. Consequentemente, nosso corpo também.

Por isso, ter amizades sinceras e que nos fazem bem é de suma importância para manter a nossa saúde em dia.

Porém, como iniciar uma nova amizade? O que fazer para se tornar uma pessoa mais sociável? Veja abaixo algumas ideias que selecionamos com o intuito de ajudar você!

1. Antes de querer conhecer o outro, conheça você mesmo!

Não existe fórmula mágica quando pensamos em dicas para fazer novas amizades. O primeiro passo sempre será conhecer a nós mesmos.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você precisa compreender os seus gostos, desejos, sonhos, medos… Tudo isso são estruturas chaves para o desenvolvimento de uma boa amizade.

[the_ad id=”9699″]

Por exemplo, se você é uma pessoa muito apaixonada por arte e literatura, mas nada chegada aos esportes radicais, você preferirá um amigo leitor ou um amigo aventureiro? Pois é…

Em contrapartida, é claro que podemos nos relacionar com pessoas diferentes de nós, mas o ser humano gosta do senso de comunidade. Ou seja, ele gosta de se sentir parte de algo. E para se sentir parte, é necessário que haja a união entre “semelhantes”.

Além disso, o autoconhecimento pode lhe ajudar a abrir portas desconhecidas. Por exemplo: você já pensou em aprender um novo idioma? Uma dança? Uma habilidade profissional? Pense sobre isso.

Às vezes, é nessas descobertas (como em uma aula de dança) que você se deparará com os melhores amigos da sua vida toda. Faça o teste: descubra coisas que você ama e encontre pessoas para compartilhar esse amor. 😉

2. Faça amigos participando de grupos específicos

Seguindo o que apontamos no tópico acima, considere fazer novas amizades em grupos específicos da sua cidade.

Pode ser grupos de leitura, de jogos ou até mesmo esportes.

E ainda, se você for religioso, pode começar a participar mais dos grupos da sua igreja, por exemplo. Assim, além de conhecer pessoas novas, conhece gente que compartilha dos mesmos ideais que você.

Além disso, caso você estude, é muito provável que dentro da sua própria faculdade exista outros grupos que você possa fazer parte também. Por isso, é interessante que você procure alguns e se associe a eles.

3. Seja sociável e busque enfrentar a timidez

dicas para fazer novas amizades

Se você é uma pessoa tímida ou simplesmente tem dificuldade em interagir, pode ser complicado saber como fazer amigos.

Porém, é fundamental que você aprenda a superar a sua timidez. Isso é importante, pois quando você consegue enfrentá-la, fica muito mais fácil de fazer novas amizades e puxar assunto com outras pessoas.

[the_ad id=”9701″]

Para isso, uma sugestão se associar a grupos de teatro. O teatro é um tipo de arte ideal para pessoas tímidas, porque por meio dele você aprende a se expressar, enfrentar o medo de falar em público e interagir.

Além disso, ao fazer parte de um grupo de teatro, você também estará abrindo portas para fazer novas amizades, que inclusive, pode ser de pessoas tão tímidas quanto você.

Mas se você se sente muito ansioso e incomodado só de pensar em ter relações próximas com outras pessoas, não se sinta só! Muitas pessoas vivem esse tipo de timidez extrema e, nessas situações, os cuidados com a saúde mental e a psicoterapia podem ajudar.

4. Se engaje nas atividades da sua universidade

como fazer amigos
O segredo de como fazer amigos é ser sociável e se abrir a novas atividades.

Além disso, quando tiver algum trabalho em grupo é legal buscar se engajar com as pessoas da sua universidade.

Não espere que alguém “tome as rédeas” das atividades que devem ser feitas. Posicione-se e busque direcionar as atividades.

Quando você passa a liderar um grupo de estudos, todas as pessoas vão até você para tirar dúvidas. Assim, você não irá precisar ir atrás das pessoas, e a maioria delas podem virar boas amizades.

5. Utilize as redes sociais ao seu favor

[the_ad id=”9703″]

Atualmente, o avanço da tecnologia tem trazido várias vantagens na vida das pessoas, e uma delas é a facilidade em se comunicar com amigos, familiares ou até quem você não conhece.

A partir disso, ao invés de utilizar as redes sociais apenas para visualizar perfis que você ache legal, aproveite-as para conhecer novas pessoas.

Para isso, você precisa ser totalmente engajado nas redes sociais para que as pessoas te notem também.

Poderá também se associar aos grupos das redes e encontrar vários interesses em comuns. O legal é que por ser online, fica até mais fácil de fazer novos amigos.

Além disso, por meio das plataformas, você também consegue verificar alguns eventos gratuitos e pagos. Com isso, poderá aproveitar para marcar presença em alguns e conhecer novas pessoas.

6. Use sites para fazer amigos e salas de bate papo

[the_ad id=”9705″]

A internet oferece uma infinidade de maneiras de conhecer pessoas online. Além das redes sociais, existem os sites para fazer amigos ou até mesmo os bons e velhos sites para bater papo.

Essas são maneiras divertidas e rápidas de conectar com pessoas perto de você ou até mesmo de outros países. O ideal é achar sites específicos para quem quer amizade e tentar manter conversas com as mesmas pessoas, afim de criar um vínculo real.

7. Tenha cuidado em escolher as pessoas certas

6 dicas de como fazer novos amigos
Dicas simples para fazer amigos e ampliar o seu círculo social.

Mesmo que você queira saber como fazer amigos e se sinta solitário, vá com calma.

Quando as pessoas querem conhecer gente nova, elas tendem a abraçar qualquer pessoa que entra na vida delas.

Porém, isso é algo que você precisa ter muito cuidado, pois existem pessoas que poderiam criar grandes amizades, enquanto outras podem te prejudicar.

Se você começou a conversar com alguém, não se abra totalmente com a pessoa e saia contando a sua vida pessoal.

É fundamental que você saiba selecionar quem vai fazer parte da sua vida e quem pode te agregar algo de positivo.

Essa seleção irá te auxiliar a criar um ciclo de amigos que seja favorável para a sua vida, e que por sua vez, possam te trazer boas oportunidades.

8. Participe de mais eventos da sua cidade

A sua cidade tem eventos ao longo do ano? Então experimente participar deles com mais afinco.

Você não precisa se aproximar de todas as pessoas em um evento deste tipo. Às vezes, a outra pessoa é quem acaba se aproximando de você. E assim, uma amizade tende a iniciar de maneira descontraída e divertida.

Experimente os eventos que são mais a sua cara e boa sorte!

9. Escute mais e fale menos

[the_ad id=”9422″]

Por fim, a última dica de como fazer amigos é escutar mais e falar menos. Existem pessoas que são mais empolgadas e tendem a querer falar sobre a vida delas.

Porém, se você se encontra nesse caso, embora falar sobre a sua vida seja interessante, saber escutar também é fundamental. E é por isso que você precisa escutar mais e falar menos.

Quando uma pessoa começar a falar algo, escute atentamente e evite colocar o seu ponto de vista no momento que ela estiver falando. Depois que ela terminar, você fala o que você acha e deixe aberto a possibilidade de o assunto render.

Além disso, é importante que você tenha cuidado também com o que você fala.

Às vezes, podemos utilizar expressões que acabam ofendendo as pessoas de alguma maneira, mesmo sem percebermos. Portanto, é essencial ter atenção com a escolha das palavras para ter uma amizade duradoura.

Não tente parecer quem você é e siga as dicas para fazer novas amizades

dicas para fazer novas amizades

Chegamos ao fim do nosso conteúdo e gostaríamos de lhe dar uma dica extra: jamais finja ser quem você não é.

Além de ser algo que faz mal para você (afinal, quem aguenta ser um personagem?), também é algo que “queima o seu filme” perante as outras pessoas.

Por isso, quando comentamos que o autoconhecimento é importante, use-o ao seu favor. Não fique “acobertando as falhas”, mas sim, enalteça seus pontos fortes, seja sincero com o outro e desenvolva amizades sólidas.

Assim você terá resultados muito mais promissores.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para fazer novas amizades!