Início » Relacionamento sério » Como saber se é amor de verdade? 6 dicas e considerações importantes!

Como saber se é amor de verdade? 6 dicas e considerações importantes!

Se existisse uma fórmula secreta de como saber se é amor de verdade, será que teríamos mais relacionamentos bem-sucedidos?

Ou, como diria Nasio, em seu “Livro da Dor e do Amor”, “o amor permanece assim sendo um mistério impenetrável, que não se deve explicar, mas apenas constatar”.

Mas, como é possível constatar se é amor de verdade? O que deve ser levado em conta nessa análise?

Neste conteúdo nós unimos uma série de sinais que podem nos dar pistas de que se trata de um amor verdadeiro, e não uma paixão. Quer saber quais são eles? Então acompanhe-nos!

dicas de relacionamento amor de verdade
Depois dessas dicas vai ficar fácil descobrir se é amor de verdade

Como saber se é amor de verdade?

Para saber se é amor de verdade é fundamental saber ouvir os próprios sinais internos, do seu coração; e externos, que você vive com o outro.

Por isso, considere os nossos apontamentos abaixo como um ponto de partida para a sua autoanálise, e não como uma fórmula secreta.

Assim você conseguirá ter mais liberdade para analisar a sua situação e, dessa forma, reconhecer se realmente é amor. Preparado?

1. Vocês se respeitam

Mesmo que discordem de algo, ambos tratam a situação com maturidade e respeito pelo outro.

Com certeza seu relacionamento está em um lugar especial na sua vida. Dessa forma, mesmo na ausência do outro você respeita a relação e toma atitudes para mantê-la.

Além disso, a opinião do outro é relevante. Você sempre quer saber o que ele acha antes de tomar alguma decisão importante.

2. Existe confiança

opiniões sobre Christian Mingle

Atualmente existem muitos relacionamentos tóxicos. Com a febre das redes sociais e a facilidade de conhecer outras pessoas, confiar no outro pode ser uma tarefa quase impossível.

Porém, segundo estudos, a confiança é um fator-chave quando o assunto é amor de verdade e relacionamento bem-sucedido.

3. Você está realizado e não pensa mais nos outros relacionamentos

saber se é amor de verdadeiro

Costumeiramente, para saber se é amor de verdade é preciso se atentar a você mesmo.

Faça perguntas como: Eu estou feliz? Estou realizado? Eu tenho pensado em relacionamentos passados?

As respostas podem lhe dar pistas de que você está satisfeito – ou não – com a relação. E isso é um fator determinante para o amor.

4. Você sente saudades

Um excelente indicador de que vai tudo bem na relação é sentir falta do outro e desejar vê-lo(a). Melhor do que isso, é a sensação sentida ao de notar que o sentimento é recíproco.

Mesmo que não exista uma programação especial, você fica feliz somente pelo fato de estar na presença do seu parceiro(a).

Teste e avaliação de Amor e Classe

5. A presença do seu companheiro é confortável mesmo em meio ao silêncio

Quando ainda estamos na fase da paixão ou conhecendo uma pessoa nova, o silêncio pode ser constrangedor.

Mas quando o amor já está instaurado, a tendência é que nos sintamos confortáveis na presença do outro, mesmo quando não trocamos uma só palavra.

6. Você se sente livre para ser verdadeiro

Outro ponto importante, para saber se é amor verdadeiro, é a forma como você age e se posiciona diante do outro.

Você se sente à vontade? Ou precisa, a todo momento, policiar as suas palavras e a sua maneira de agir? Pense sobre isso.

Conhecer as fases de um grande amor pode ajudar a saber se é amor de verdade

como saber se é amor
Todo relacionamento passa por fases boas e ruins. A grande diferença é que um amor verdadeiro superará todas e permanecerá mais forte.

Entender e analisar as fases que precedem a concretização de um grande amor também pode ajudar na hora de saber se é algo verdadeiro, ou não.

Por isso, abaixo listamos as fases do amor para que você saiba analisar em qual etapa você e o seu parceiro se encontram. Quem sabe isso também lhe ajude a entender melhor o momento, não é mesmo? 😉

Então vamos lá:

1. Se apaixonar

É sem dúvida um dos melhores estágios de todos os relacionamentos amorosos. Você está apaixonada, lendo frases de amor.

Seu corpo libera hormônios, como a dopamina e a serotonina, fazendo com que você se sinta cada vez mais atraída e feliz na relação.

Você acredita em tudo que a outra pessoa fala, e deseja se manter apaixonado(a) para sempre, porque tudo parece perfeito e harmônico.

Também é o momento no qual “idealizamos” o nosso “eleito”. Isto é, criamos uma imagem mental de que ele é perfeito.

Vamos construindo uma fantasia de pessoa ideal que, à medida que o relacionamento avança, essa fantasia dá espaço ao real. Mas, por ora, nosso ser amado é incrível, um super-herói, a melhor pessoa do mundo.

2. Tornarem-se um casal

saber se é amor de verdade

A relação se aprofunda, e vocês se envolvem em um relacionamento estável. Mesmo que não tenham se casado ainda, a relação passa a ser mais rotineira e vocês já se conhecem melhor.

O momento é de união e alegria, essa é a fase que antecede o casamento para muitos casais.

Porém, para algumas pessoas aqui já começam a aparecer as primeiras pistas de que “nem tudo são flores”. Mas ainda assim as qualidades do parceiro tendem a prevalecer.

3. Desilusão ou “quebra da fantasia”

Com o passar do tempo, os hormônios da paixão deixam de influenciar diretamente o seu corpo.

Assim, você começa naturalmente a perceber os pequenos detalhes referentes a atitudes e hábitos da outra pessoa.

Você começa a dar mais atenção para aquela mania “chata”. Reconhece os potenciais defeitos do parceiro e tende a quebrar a idealização de pessoa perfeita/

Nesta fase, é muito comum que os casais se separem. Afinal, não aprendem a lidar com a desilusão de que aquela pessoa é imperfeita.

Em contrapartida a isso, é na fase da desilusão que seu relacionamento pode se fortalecer. Isso porque você decidiu amar a pessoa por quem ela é.

Ou seja, embora a quebra da idealização possa aparecer, você ainda vê as qualidades do parceiro. E, outro ponto interessante, é que pode sequer “ligar” para esses defeitos. Pois reconhece que fazem parte do outro, e tudo bem.

Teste e avaliação de Be2

4. Construção de um amor verdadeiro e duradouro

amor verdadeiro

Após conhecer os defeitos e falhas de seu par, alguns relacionamentos passam para a próxima fase. Aqui, a instauração do amor verdadeiro acontece.

É nessa etapa em que realmente se constrói um relacionamento sério e baseado no amor. Quando você já conhece os defeitos do outro e se acostuma a eles, sem tentar mudar seu parceiro.

Por isso, é nesse estágio do relacionamento é quando vocês dois decidem se tornar aliados. Também fortalecem o companheirismo de modo que superem as dúvidas e diferenças entre os dois.

Dessa forma, se você crê que está vivendo essa fase, há grandes chances de concluir que se trata de um amor verdadeiro!

Um amor de verdadeiro é único e especial

como saber se é amor
O segredo de um amor de verdade é aprender a aceitar as diferenças e viver cada momento como se fosse o último

Cada relacionamento é único, e por mais experiência que você tenha, é preciso respeitar as diferenças entre as pessoas.

Sendo assim, para ter certeza se ainda deve investir na relação, analise o contexto geral. Em qual fase vocês estão vivendo? Como estão se sentindo no relacionamento?

Se você está feliz, aproveite este momento e deixe as dúvidas de lado! Para construir um amor de verdade é preciso investir emocionalmente na relação.

Portanto, aproveite nossas dicas para avaliar se vale a pena, ou se seu relacionamento está em uma fase que vocês não consiguem superar.

É muito comum que as pessoas se confundam. A maioria pensa estar com o amor de suas vidas, quando na realidade era apenas uma paixão passageira.

Por isso, além de saber em que estágio o seu relacionamento está, é importante dar tempo ao tempo!

opiniões sobre Christian Mingle

Isso pois as relações amadurecem assim, como as pessoas. Dessa maneira, o ideal é que você dê tempo ao tempo, e não esteja ansiosa ou criando expectativas demais com relação ao outro. Assim você pode evitar uma desilusão futura mais dolorosa.

Lembre-se de que o amor verdadeiro não irá te fazer sofrer, ou ficar angustiado(a). Ser amado(a) irá te trazer confiança, felicidade e bem-estar.

Se você está em um relacionamento que te causa sofrimento, ansiedade, angústia ou qualquer outro sentimento negativo, é hora de reavaliar!

Independente de ter encontrado ou não o amor de verdade em outra pessoa, tenha sempre em mente que você deve se amar em primeiro lugar.

Portanto, lembre-se de que você é especial e único(a) e merece ser tratado(a) com respeito e amor.

Boas descobertas para você!