Início » Relacionamento sério » 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

O primeiro encontro é sempre um grande desafio. Mas existem algumas perguntas que podem te ajudar a garantir uma conversa agradável. Para te ajudar a saber o que conversar no primeiro encontro, separamos uma lista com as melhores perguntas para fazer no momento.

Não fique sem assunto, com essa lista de perguntas você vai ser capaz de criar um clima bem descontraído. Afinal de contas, um encontro sem diálogo é um encontro sem final feliz.

Aproveite o seu primeiro encontro para conhecer verdadeiramente o outro. Existem perguntas para quebrar o gelo, perguntas para provocar, perguntas para gerar conexão e muito mais. Conheça agora mesmo os melhores assuntos para conversar no primeiro encontro.


Perguntas indispensáveis no primeiro encontro

Começamos esse guia com algumas das perguntas essenciais para um primeiro encontro. Se você nãos abe por onde começar, essas perguntas com certeza vão te ajudar. Elas permitem criar uma conexão muito mais profunda com a pessoa com que você está saindo.

1. Você está trabalhando em algum projeto pessoal no momento?

pergunta número 1 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

O começo do encontro pode ser difícil, principalmente se você não conseguir quebrar o gelo e estabelecer um diálogo. Perguntar sobre projetos pessoais que estão em andamento é uma excelente estratégia para começar a conversa.

Com essa pergunta você levará a outra pessoa a falar sobre algo que ela realmente ama, como um projeto pessoal. Não comece perguntando sobre o trabalho, pois muitas vezes não gostamos do trabalho que fazemos. Mas geralmente gostamos dos projetos pessoais paralelos, como os hobbies.

E quando falamos sobre coisas pessoais, colocamos paixão em nossa conversa. Isso te ajudará a quebrar o gelo e conhecer o melhor da pessoa que está do seu lado durante o primeiro encontro. Os melhores assuntos para conversar no primeiro encontro são aqueles que despertam a paixão.

2. Como é um dia normal para você?

pergunta número 2 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

Se você pensar em perguntar o que a pessoa faz, pense duas vezes. Essa pergunta, por mais simples que possa parecer, é uma das mais chatas, pois todo mundo pergunta isso, sempre.

Que tal perguntar como e um dia normal na vida da pessoa? Dessa forma, você estará perguntando sobre o que a pessoa faz, mas não apenas no trabalho, mas sim no dia a dia.

A resposta a essa pergunta será muito mais completa e íntima, pois não é uma pergunta comum. É preciso pensar um pouco para dar uma resposta, o que é ótimo para amentar a participação e trazer a pessoa para dentro da conversa.

3. Qual foi o último livro que você leu?

pergunta número 3 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

Mesmo que a pessoa não tenha lido um livro nos últimos dias ou semana, ela provavelmente se lembrará da última vez que leu alguma coisa.

Essa é uma pergunta que traz muito aprendizado sobre as pessoas, na medida em que trabalha os gostos individuais. Logo, é um dos melhores assuntos para puxar durante o seu primeiro encontro com alguém.

Muitos dizem que somos aquilo que lemos – e também aquilo que comemos – e isso é verdade. Por isso vale a pena perguntar sobre livros.

E mesmo que você não conheça o último livro, faça perguntas a respeito. Procure saber como ele é, qual é o seu gênero e se a pessoa gostou e recomenda a leitura.

4. O que você não gosta de comer?

pergunta número 4 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

Se você quer saber o que conversar no primeiro encontro, aqui vai uma pergunta fora da caixinha para fazer: o que você não gosta de comer.

Todo mundo pergunta sobre o que gostamos de comer, quais são as nossas comidas favoritas etc. Mas raramente perguntam o que não gostamos de comer, e isso pode ser explorado.

Geralmente, quando não gostamos de algo, podemos explicar o motivo. Pode ser alguma coisa pessoal, algum trauma, por medo de não gostar do sabor e muito mais.

Ao fazer essa pergunta você terá a possibilidade de conhecer melhor a pessoa e dar boas risadas, a depender do alimento que ela não gosta de comer e do motivo envolvido na história.

5. Quais foram as suas melhores férias?

pergunta número 5 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

A verdade é que raramente gostamos de falar sobre trabalho, especialmente em encontros românticos. Preferimos conversar sobre passeios, hobbies e coisas que fazemos no tempo livre.

Por isso mesmo, um dos melhores assuntos para puxar no primeiro encontro é sobre as férias. Mas não qualquer férias, as melhores férias da vida.

Sempre temos um momento da vida especial, quando conhecemos aquele lugar dos sonhos, quando nos divertimos e passamos o tão sonhado descanso anual aproveitando ao máximo.

Para que a conversa não morra, pergunte mais sobre as férias, o que foi tão especial, o que a pessoa fez durante esse tempo. Resumindo, vá mais fundo.

6. Como são os seus principais amigos?

pergunta número 6

Para conquistar uma pessoa também é importante conhecer o seu círculo familiar e de amigos. Ao se mostrar interessado pelos amigos no primeiro encontro, você estará mostrando o seu interesse em seguir adiante e não ficar apenas na conversa.

Essa pergunta pode trazer muitas coisas legais, principalmente se ela começar a falar mal dos amigos ou contar algo engraçado a respeito. Aproveite para dar risadas e comparar os seus próprios amigos com os amigos da pessoa com que você está saindo.

7. Como você era na infância?

pergunta número 7 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

Muitas pessoas mudam por completo da infância para a vida adulta, no físico, no comportamental, no social, no financeiro etc. Outras pessoas permanecem bem parecidas, com os mesmos traços característicos.

Um dos assuntos para conversar no primeiro encontro é sobre essa evolução. Pergunte como a pessoa era quando criança, se algo mudou ou se continua tudo basicamente o mesmo.

Talvez ela te conte algo íntimo sobre os anos iniciais da vida, como alguma mania estranha, algum sonho inalcançável ou amor platônico. É assim que você conseguirá criar uma boa conexão no primeiro encontro.

8. Quais são os seus filmes e séries favoritos?

pergunta número 8 - 38 Perguntas para Fazer no Primeiro Encontro

Filmes e séries são ótimos temas para um primeiro encontro. Conhecer os gostos da pessoa com que você está saindo é importante.

E quem não tem uma listinha de filmes e séries favoritos? Bom, nem todo mundo gosta de escolher favoritos, mas todo mundo sabe dizer alguns dos nomes que disputam pelos primeiros lugares.

O interessante dessa pergunta é o seu potencial de estimular uma conversa mais demorada. Se vocês gostam das mesmas séries e filmes, podem passar alguns bons minutos falando sobre isso. Sem spoiler, sempre.

30 perguntas rápidas para o primeiro encontro

Agora que você já conhece os principais assuntos para conversar no primeiro encontro, está na hora de conhecer as perguntas básicas. Essas são as tradicionais, que podem te salvar quando a conversa começar a perder o ritmo.

  1. Onde você estudou?
  2. Onde você mora?
  3. Quando foi a última vez que você viajou?
  4. Há quanto tempo você mora por aqui?
  5. Você fez faculdade?
  6. Qual é o seu filme favorito?
  7. Qual é o pior filme que você já viu?
  8. Você já foi ao cinema sozinho?
  9. Em que parte da cidade você mora?
  10. O que você faz para se divertir?
  11. Qual é o melhor programa de televisão que você está acompanhando agora?
  12. Você gosta de ler?
  13. Qual sua banda favorita?
  14. Você já matou aula?
  15. Você gosta do seu trabalho?
  16. Você já pensou em começar um negócio próprio?
  17. Qual sua comida favorita?
  18. Você tinha apelido quando criança?
  19. Você tem algum animal de estimação?
  20. Você é próximo da sua família?
  21. Você gosta mais de café ou de chá?
  22. É biscoito ou bolacha?
  23. Se você pudesse morar em qualquer lugar, onde moraria?
  24. Você gosta de cozinhar?
  25. Qual foi o pior trabalho que você já teve?
  26. Você gosta de sair ou de ficar em casa?
  27. Quando é seu aniversário?
  28. Você sabe andar de bicicleta?
  29. Você está solteiro?
  30. Onde você quer ir para o nosso próximo encontro?

Agora você já sabe o que conversar no primeiro encontro. Essas perguntas vão te ajudar a criar uma conexão mais profunda e evitar que a conversa seja um fracasso.

Não se esqueça de sempre fazer as perguntas certas, no momento certo, e aproveitar elementos da própria conversa para fazer a pergunta seguinte. E quando a pessoa estiver respondendo, escute com atenção, olhando sempre nos olhos.